Para ver gravuras dos artistas desse grupo acesse:

http://www.wix.com/ggmarianaquito/grupogravuramarianaquito#!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Quem somos

O grupo de gravura Mariana Quito foi um grupo aberto ao público em geral e teve o início de sua história em 2000. Nesse ano, a artista portuguesa Mariana Quito (1928 – 2003) fundou o ateliê de gravura destinado ao público da cidade nas dependências da Secult, doando para isso todo o material de gravura de seu ateliê. Infelizmente em 2003 a artista faleceu e o grupo ficou inativo até 2006, quando a professora Márcia Santtos o reativou.O grupo permaneceu ativo sob a orientação da artista Márcia Santtos até 2013, quando o grupo se extinguiu devido a mudanças de políticas públicas na região.

Os alunos do ateliê que trabalharam sob a orientação de Márcia nesses 7 anos se auto denominaram “Grupo de Gravura Marina Quito”, em justa homenagem a essa grande artista gravadora.
Sendo esse grupo, formado por pessoas com formação distintas, eram desenvolvidos técnicas de gravura em relevo e côncavo assim como as possibilidades de uso de materiais alternativos. O ateliê de gravura Mariana Quito possuiu por objetivo possibilitar o contato com a arte da gravura, a divulgação dessa técnica expressiva em arte, possibilitando a iniciação de artistas gravadores tendo em vista a história da gravura na cidade de Santos, onde, foi fundado em 1951, um dos primeiros “clubes de gravura do Brasil” pelo artista santista Mario Gruber (1927).
Desse grupo participaram pessoas com diversos níveis de conhecimento em arte, e houve grande troca de experiências  intensas e rica, que resultou em trabalhos de muita pesquisa. Alguns participantes tiveram em seus currículos mostras no exterior, enquanto outros se iniciando na área artística através do grupo.